sexta-feira, 16 de abril de 2010

Painel para Flight Simulator - Home Cockpit

O primeiro assunto que irei postar nesse blog refere-se ao uso de painéis caseiros no Flight Simulator. Para quem gostaria de incrementar seus vôos simulados, basta conferir esse artigo.

Não é raro entre os usuários do Flight Simulator e também de outros simuladores de vôo para PC a intenção de construir verdadeiros cockpits caseiros com o objetivo de dar mais realismo e melhorar a imersão na utilização de aeronaves virtuais em vôos nacionais ou internacionais.

As idéias surgem através de inúmeros projetos divulgados na internet por aficcionados em aviação que constróem seus equipamentos adquirindo peças e componentes em lojas especializadas ou através da utilização de materiais reaproveitados.

No meu caso, a idéia surgiu quando encontrei no lixo de um condomínio um teclado de computador velho e sem utilidade devido a falta de algumas teclas.

A minha intenção era construir um painel de instrumentos utilizando apenas o circuito interno do teclado e fixar vários botões em um pedaço de madeira que imitasse o layout de um painel de uma aeronave qualquer.

Conversei com alguns amigos e pesquisei bastante até descobrir na internet que era possível utilizar o chip do teclado exatamente da maneira que eu havia imaginado.

Entre os materiais analisados encontrei um que mais se aproximava do meu projeto e também dos recursos que eu dispunha, e confesso, que assim ficou tudo mais simples.


Como experiência inicial decidi montar um painel em uma caixa, substituindo o layout de madeira que havia idealizado anteriormente para que eu pudesse testá-lo e desenvolver novas técnicas de construção. Este projeto ainda está longe de ser um cockpit caseiro ideal, mas serviu de inspiração para novos projetos.


Lista de materiais e ferramentas utilizadas

  • 01 circuito processador de teclado para PC (comum)
  • 33 chaves tipo "push-button" NA
  • fio para uso em eletrônica (cabinho)
  • caixa de plástico para montagens eletrônicas
  • materiais diversos
  • alicate de corte
  • ferro de solda
  • chave de fenda
  • cola quente
  • outros

Figura 1 - Ferramentas diversas para montagem do painel

Figura 2 - Fio para uso em eletrônica (cabinho)

Figura 3 - Barra de terminais (opcional)

Figura 4 - Circuito processador do teclado (USB ou PS2)

Figura 5 - Circuito processador do teclado (visto por cima)


Para você não perder muito tempo, antes de começar a montagem, é bom que você já saiba quais funções do Flight Simulator serão transferidas do teclado para o painel.

Nesse modelo, utilizei algumas funções do Cessna 172, uma vez que possuo joystick com 12 botões com suas respectivas funções já configuradas via driver do próprio fabricante.

No painel, ficaram então, as seguintes funções:

- avionics, chave do alternador, chave da bateria, luzes (BCN/strobe, painel, taxi, land), fuel pump, pitot heat, carb heat, start, parking brake, gear, acionamento do painel de rádio, seletor de rádios (com, nav, adf,dme, transpond), atc, standby, botões de 0 a 9 (usado no ATC), incremento (+) e decremento (-).

O layout to painel, bem como as funções que o compõe devem ser decididos pelo usuário antes de iniciar a montagem, porque facilita muito o restante do trabalho.


Passo a passo

Após a desmontagem do teclado, todas as peças poderão ser descartadas, porque utilizaremos apenas o circuito processador juntamente com o cabo que fará a conexão entre o painel e o PC.

Geralmente o processador do teclado possui 27 terminais, os quais quando conectados aos pares, enviam um sinal eletrônico para o chip que gera um código a ser interpretado pelo computador. Vale lembrar que para identificar a numeração dos fios, geralmente, começamos a numerá-los da esquerda para a direita, olhando a placa pelo lado de cima (lado dos led´s). Ver figura 6.



Figura 6 - Identificação dos terminais do processador


Cada contato combinado terá como saída um comando exclusivo, portanto, identificar cada comando e seu respectivo par combinado deve ser uma tarefa realizada cuidadosamente.

Na minha montagem, utilizei um painel comum da "Troni" e fiz o mapeamento completo de todas as teclas e funções existentes. É bom lembrar que cada teclado terá uma combinação diferente, portanto, não é possível fugir desse trabalho.

Vejamos o exemplo a seguir:

- para o acionamento da luz (BCN/Strobe), no teclado letra O, é necessário o contato entre os terminais "7" e "17";
- para o acionamento da chave (carb heat), no teclado letra H, é necessário o contato entre os terminais "3" e "15";
- para o acionamento do trem de pouso (gear), no teclado letra G, é necessário o contato entre os terminais "3" e "23". E assim por diante.

Como pode ser visto, alguns terminais poderão ser combinados com mais de um terminal distinto ("3" e "15", "3" e "23", etc...).

Dentro do teclado, além do processador, existe ainda, uma matriz de contatos, impressa em duas películas e isoladas por um filme para que cada contato seja acionado somente quando uma tecla for pressionada.

Na película de baixo são os contatos referentes aos terminais "1" a "8" e, na película de baixo são os contatos referentes aos terminais "9" a "27".

Para identificar os pares de terminais a serem conectados, você pode identificar nas películas cada trilha, individualmente, observando o caminho percorrido até o processador; pode testar os contatos ligando os fios e vendo o resultado na tela do computador; ou pode também utilizar softwares disponibilizados na internet usados para testes de funcionamento do teclado.

Recomendo o uso do software que facilita bastante o trabalho e reduz bastante o tempo para identificação de cada terminal do processador. Utilizei o keyboard-test que apesar de ser shareware me atendeu muito bem para esta finalidade.


O trabalho de soldagem

Soldar os fios requer muita paciência e disponibilidade, a não ser que você não esteja muito preocupado com o tempo. Como são muitos pontos de solda, esse trabalho vai demorar um pouco.

Para facilitar, em cima de cada trilha, furei a placa do processador no lugar onde soldei um fio para cada terminal. O trabalho final ficou conforme demonstrado na figura 7.




Figura 7 - fios soldados na placa do processador

Para evitar curtos circuitos entre os terminais já soldados, utilizei bastante cola quente para isolar todos os contatos e também para diminuir a tração nos fios, protegendo-os da possibilidade de quebras acidentais.

Em seguida soldei os fios na barra de terminais, respeitando a ordem de cada terminal.

Dessa forma fica mais fácil controlar todo o processo evitando troca de fios ou conexões incorretas. Assim, o terminal "1" do processador foi soldado ao terminal "1" da barra de contatos e assim, sucessivamente até o terminal "27". Ver figura 8.



Figura 8 - Barra de terminais com toda fiação já soldada


Na figura anterior é apresentado a barra de terminais fixada em um pedaço de madeira que utilizei para facilitar o processo de soldagem e também para fixá-la corretamente dentro da caixa, ao final da montagem.

Deste ponto em diante, o trabalho é demorado e deve ser realizado pacientemente. Uma vez identificado os pares combinados, bem como suas respectivas funções, é hora de soldá-los uma das pontas a barra de terminais e a outra extremidade aos push-buttons que serão instalados na parte frontal do painel.

Na figura 9 é possível observar as extremidades dos fios já soldadas no push-button, os quais já foram montados na caixa.

Uma vez que a caixa vem fechada em todos os lados, será necessário fazer vários furos, na mesma quantidade de push-buttons utilizados, utilizando furadeira de uso profissional para um que o acabamento fique bem feito.



Figura 9 - fios já soldados nos push-buttons e montados na parte frontal da caixa


Uma vez terminado o processo de soldagem, os push-bottons devem ser montados em seus respectivos locais, fixados com porcas e arruelas que acompanham o componente. Em seguida, a barra de terminal e o processador do teclado também devem ser bem fixados internamente à caixa para evitar curtos circuitos ou quebras de fios.

Geralmente as caixas vem com tampa e são fechadas com parafusos para um perfeito acabamento. Na figura 10 é demonstrado a caixa já montada, com todos os botões já fixados.

Para melhorar a apresentação, confeccionei um painel adesivo, utilizando AutoCAD e o imprimi em uma impressora a laser colorida. Esta etapa deve ser realizada conforme a necessidade e o interesse pessoal do montador.




Figura 10 - Painel já montado e pronto para ser testado

Como já foi mencionado anteriormente, o Flight simulator também tem combinações de teclas para execução de uma determinada função, por exemplo: CTRL + . (parking brake) ou CTRL + E (start). Para esses casos, você pode utilizar o software HIDmacros que possibilita configurar essas funções através do acionamento de uma tecla apenas.

Ou então, no caso do painel que eu montei, utilizei todas as teclas de função (F1, F2, F3... F12) configurando-as no próprio Flight Simulator, uma vez que no próprio joystick que utilizo tenho botões específicos para tais funções, o que dispensou o uso do teclado do computador.

Após a montagem e configuração do painel é só entrar no Flight Simulator, planejar seus vôos preferidos, agora com um pouco mais de realismo e muito mais diversão !









Este projeto é muito simples e sua utilização é identica aos teclados dos computadores, com a diferença que se torna mais fácil a utilização do simulador de vôo e consequentemente o controle da aeronave.

Existem inúmeras outras possibilidades para a montagem deste painel, inclusive substituindo os push-buttons por chaves alavanca (on / off), mas é necessário a implementação de circuitos eletrônicos através de utilização de transistores, relés, entre outros, aumentando a complexidade do projeto.

Em breve estarei postando alguns destes recursos que merecem ser apresentados, já que a intenção principal é melhorar a utilização do Flight Simulator tornando, sempre que possível, os vôos mais realistas.

Obrigado por terem acompanhado este post integralmente e espero tê-los ajudado um pouco mais no desenvolvimento dos seus próprios projetos.

7 comentários:

  1. Ola Jorge,

    Parabéns pelo blog e pelas explicações sobre esse tipo de construção. Com certeza, muitos a utilizarão com ponto de partida para seus projetos.

    Redmaster (terra-brasilis)

    ResponderExcluir
  2. Grandes idéias nacem de coisas simples. Clichê, mas é verdade.

    Parabéns pelo Blog! Gostei muuuuuuuuuito.


    ¡¡Bienvenido al mundo bloguero, Capitán!! :D

    ResponderExcluir
  3. Coisa de maluquinho!!!
    Como sempre, surpreendendo!
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Jorge

    Muito bacana este modelo feito por você, Parabéns mesmo... mas onde entra a conexão USB no board do teclado?

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. cara, fiz a minha e deu certo, porem queria saber se tem como tu me mandar um tutorial de como fazer um circuito pra colocar as chaves on/off, pra ela dar só um pulso...ricardodruszcz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. vc pode montar pra mim e eu compra?

    se puder me avisar meu email e:
    cruzeirenzelindo@hotmail.com add ae.


    flw!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi tomara que esse blog ainda exista (digo seja administrado).
    Estou empolgado em construir algo parecido. Montar um painel genérico em caixa de madeira para o Flight Simulator X.
    Gostaria que vc me dissesse quais funções vc colocou no seu. para poder me basear aqui.
    Estou adquirindo no Mercado Livre os "push-button" pretendo usar 40 botões.
    Se poder me responda as funções escolhidas por vc para o simulador.

    ResponderExcluir